Tudo pronto para o XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, na sexta-feira, 28 de abril, a partir das 8h30, no Sebrae/PR em Curitiba.
Parabéns a quem se inscreveu e garantiu o seu lugar no evento, que será totalmente presencial. Será um evento para debater os pequenos negócios na cidade e no campo, com qualidade e relevância.
Aqui no site tem a programação e também o arquivo em PDF – pode baixar -. Veja também outras informações sobre a programação, nossos palestrantes, convidados, dirigentes e autoridades.
Será um evento muito importante. Você que tem inscrição, não perca essa oportunidade!
Agradecemos a todos que se inscreveram a tempo de garantir o seu lugar no XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, nessa sexta-feira, 28 de abril.
O número de inscrições ultrapassou a lotação do local. Não há mais espaço para mais inscrições.
Esperamos no Sebrae/PR em Curitiba, dia 28 de abril, 8h30, todos que fizeram a sua inscrição e garantiram lugar.
Será um evento importante e histórico para as nossas entidades, empresários e participantes.
Tema: O MUNDO DIGITAL E O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO! Local: Auditório do SEBRAE/PR – Rua Caeté, 150 – Curitiba-PR Data: 28 de abril de 2023 Horário: Das 08h30 às 19h30
O evento é presencial e asinscrições estão encerradas. Quem fez a inscrição poderá participar, tem lugar garantido.
É destinado aos empresários, empreendedores, artesãos, produtores rurais, presidentes e diretores de associações e federações representativas do segmento da microempresa e da empresa de pequeno porte, órgãos e entidades governamentais, participantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Objetivos: Fortalecer o associativismo, o Fórum Permanente das MPEs e as entidades representativas do segmento dos pequenos negócios;
Promover relacionamento e troca de experiências entre os participantes, possibilitando o acesso à informação para diminuição das margens de erro na gestão dos negócios;
Sensibilizar empresários das ME/EPP, MEI e produtores rurais da importância do associativismo, bem como estimular sua participação e capacitação;
Debater a importância das políticas de tecnologia e inovação como forma de apoio ao fortalecimento e desenvolvimento dos pequenos negócios.
Programação: 28 de abril de 2023 – Sexta-feira
08h30 – Credenciamento. 09h00 – Abertura oficial com a participação das autoridades, presidentes e diretores de entidades de representação empresarial.
Estarão presentes (confirmados):
– Ercílio Santinoni – Presidente da CONAMPE, da FAMPEPAR e do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PR.
– Milton Coelho – Secretário da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC.
– Darci Piana – Vice-Governador do Estado do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná.
– Décio Lima – Diretor-presidente do Sebrae Nacional.
– Ricardo Barros – Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná.
– Bruno Quick – Diretor Técnico do Sebrae Nacional.
– Heraldo Alves das Neves – Presidente da Fomento Paraná.
– Vitor Roberto Tioqueta – Diretor Superintendente do SEBRAE-PR
09h30 – Palestra: “Estratégias do desenvolvimento econômico e social brasileiro baseado no segmento da micro e pequena empresa”.
Palestrante: Milton Coelho – secretário da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC.
10h30 – Palestra: “O mundo digital e o crescimento do seu negócio e das vendas”.
Palestrante: Bruno Quick – Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Engenheiro civil e especialista em políticas públicas pela Unicamp. Atuou como dirigente no Movimento Associativista Empresarial, foi diretor técnico do Sebrae Minas e gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.
12h00 – Almoço
13h30 – Palestra Motivacional: “Movimentando o empreendedor”.
Palestrante: João Carlos de Oliveira – Professor, palestrante e consultor empresarial na área de qualidade de vida e liderança.
14h30 – Palestra: “Desvendando o E-social”.
Palestrante: Marcelo Cordeiro Alvarenga – Advogado titular da Alvarenga & Camargo Advogados Associados, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil e mestrando em Planejamento Tributário pela Fucape Business School. Presidente da Comissão Especial da Advocacia empreendedora e Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES. Consultor Jurídico da Conampe e de diversas entidades.
15h00 – Palestra: “ANFAC 41 ANOS”.
Palestrante: Luiz Lemos Leite – Fundador e presidente da ANFAC – Associação Nacional de Fomento Comercial e da FEBRAF – Federação Brasileira de Fomento Mercantil. Advogado, empresário, escritor e professor.
15h45 – Coffee Break
16h10 – Painel “Empreendedorismo Feminino”.
– Rosângela Angonese – Coordenadora estadual de Liderança e Educação Empreendedora e do Polo de Lideranças Sebrae-PR, mestre em Administração de Empresas. Co-autora do livro “O Fim da Liderança Tóxica nas Organizações”.
– Adriana Cordeiro – Coordenadora do Programa Mulher Empreendedora da Conampe, administradora com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduada pela FAE Business School, especialização em Trade no Chile. Foi diretora do ProChile no Paraná.
– Dani Mendes – Jornalista, mentora de Empreendedorismo, Carreira e Comunicação e proprietária do Next Coworking, em Maringá – Paraná. Atuou como jornalista por quase 17 anos na RPC, afiliada da Rede Globo. Idealizadora do Ouse Brilhar, um movimento de empreendedorismo feminino que, desde 2018, transforma a vida de mulheres em empreendedoras de sucesso, em todo o Brasil.
18h00 – Palestra: “Inteligência Emocional no mundo digital”.
Palestrante: Jairo de Paula – Escritor, autor de 19 livros, entre eles os best-sellers “Uma Marca Chamada VOCÊ” e “INCLUSÃO – mais do que um desafio escolar, um desafio SOCIAL”. Professor e conferencista internacional, doutor em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, pós-graduado em Marketing Empresarial, graduado em Economia.
As inscrições estão encerradas. Quem fez a inscrição poderá participar, tem lugar garantido.
A Agência Sebrae de Notícias (ASN) publicou no Portal Sebrae, no espaço Nacional e regional do Paraná informações sobre o XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, que a Fampepar realiza em conjunto com o Sebrae, Conampe e Monampe. O evento terá presenças importantes, como o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEMPE/MDIC), Milton Coelho, e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, dentro muitos outros convidados importantes, líderes, dirigente e especialistas em gestão e negócios para micro e pequenas empresas.
Para participar do evento, todo ele na modalidade presencial, é preciso realizar a sua inscrição: clique aqui.
O evento acontecerá na sede do Sebrae/PR, à Rua Caeté, 150 – Curitiba-PR. Ele é realizada pela Fampepar, Conampe, Sebrae e Monampe. Tem o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e apoio/patrocínio da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) do Paraná, do Fopeme (Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa), do Fórum Permanente das MIcroempresas e Empresas de Pequeno Porte (MDIC/SEMPE), da Sanepar, da Fomento Paraná, da Faep, da Fecomércio, da Fiep e Anfac.
O evento terá palestras, painéis e debates sobre as pequenas empresas da cidade e do campo.
Na próxima quinta-feira, dia 27/04, será realizada a 22ª reunião extraordinária do Fopeme, o Forum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, no Sebrae/PR, em Curitiba.
Além da reunião extraordinária, serão realizadas oficinas com as Câmaras Temáticas, trabalhando na construção de ideias e novas políticas públicas para o desenvolvimento e melhoria das condições das micro e pequenas empresas do Paraná.
Estarão presentes profissionais de várias esferas do Estado e a participação dos membros do Fórum Permanente é muito importante nesse processo.
Quem é membro do Fórum, representando uma entidade, e participa de algum Comitê Temático (CT), deve escolher o seu CT e fazer a inscrição para a oficina correspondente no link abaixo.
🟢Acesso a Mercados
🟢Tecnologia e Inovação
🟢Racionalização Legal e Burocrática
🟢Formação e Educação Empreendedora
🟢Investimento, Financiamento e Crédito
Clique aqui para fazer a sua inscrição em uma das oficinas do Fórum Permanente do Paraná, no dia 27 de abril.
Dúvidas, fale com os dirigentes da sua entidade ou mande uma mensagem para: imprensa@conampe.org.br WhatsApp (61) 99926-1900 (apenas mensagens para esse WhatsApp: diga que quer deseja falar sobre a reunião do Fopeme, no dia 27 de abril).
Na terça-feira, 25 de abril, a professora Ju Margoliano e o professor Carlos Magno voltam a realizar mais uma aula ao vivo da Escola de Maketing da Conampe. O tema será “Cinco passos para organizar seu Instagram e vender mais” – interessa a todos nós!
Faça a sua inscrição gratuita no site da Conampe e saiba mais – clique aqui!
Foi realizada nessa quarta-feira, 19 de abril, pelo Meet, a primeira reunião do Programa Capacitar que a Fampepar realiza em convênio com o Sebrae/PR. O Programa, destinado à qualificação dos dirigentes das entidades de representação das microempresas, MEIs e pequenas empresas do estado do Paraná, foi lançado no 53º Erempe, o Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa, em 22 de março, com a presença de presidentes e diretores de entidades, do presidente da Fampepar e do Conselho Diretor do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; do diretor Técnico do Sebrae/PR, César Rissete; do superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel; e do diretor do Instituto IDO – Instituto para o Desenvolvimento das Organizações, Paulo César Ferreira.
Estão participando do Programa e estiveram na reunião online realizada nesse dia 19 as seguintes entidades: Amic, da cidade de Cascavel; Ampec Litoral, de Pontal do Paraná; Ampec Morretes, Ampec Sarandi, Ampec Maringá, Ampec Micropar, de Paranavaí; Ampec São José dos Pinhais, Ampec Apucarana, Ampec Paranaguá e Amefoz, de Foz do Iguaçu. Natalino Fonseca.
O Programa Capacitar tem como objetivo qualificar as diretorias das entidades para torná-las sustentáveis e desenvolvidas, aptas para a sua atuação com eficência, crescimento e contribuição para o desenvolvimento das comunidades, cidades e regiões onde atuam.
A reunião, aberta pelo diretor Superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel, teve uma hora de duração e causou, como na apresentação do Programa, em Cascavel, muito entusiasmo dos participantes.
Reyes Marinho e Paulo César Ferreira apresentaram o cronograma de trabalho e os temas que serão desenvolvidos, nas diversas etapas do Capacitar, nas formas digitais e presenciais, inclusive com visitas a todas as antidades participantes.
A presença feminina vai marcar o XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa com a participação de Rosângela Angonese (Polo de Lideranças do Sebrae); Adriana Cordeiro, administradora, empreendedora e coordenadora de Internacionalização e Liderança Feminina da Conampe, e Dani Mendes, jornalista, empreendedora, criadora e mentora do Projeto Ouse Brilhar. E o destaque não ficará, certamente, no palco. No evento é esperada uma grande participação feminina. A mulher está cada vez mais atuante e empreendedora, conquistando espaço e fazendo sucesso no mundo empresarial.
O evento será no dia 28 de abril, a partir das 8h30, no auditório do Sebrae/PR, à Rua Caeté, 150 – Curitiba-PR.
Inscrições gratuitas, clique aqui. Aqui você poderá conferir a programação do evento. As inscrições são limitadas à capacidade de auditório (restam alguns lugares). Faça agora mesmo a sua inscrição.
Convide dirigentes e associados da sua entidade e empreendedores e empreendedoras mais próximos de você!
Será, com certeza, um dos mais importantes eventos dos últimos anos, com a presença do secretário da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC, Milton Coelho, e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, além de muitas outras autoridades importantes, dirigentes, lideranças e especialistas em pequenos negócios.
No começo da manhã do dia 28 de abril, no auditório do Sebrae/PR, acontecerão encontros inéditos e históricos para as entidades e o movimento nacional em defesa dos pequenos negócios. Estarão juntos o secretário nacional de Microempresas e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC, Milton Coelho; o vice-governador do Paraná, Darci Piana, presidente da Fecomércio e com um currículo dedicado ao fortalecimento da economia do estado e do país, e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.
Com eles estará o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, que assumiu no último dia 10, em Brasília. Uma oportunidade única de ouvirmos os seus planos para esse novo momento do Sebrae.
O diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick, também virá, acompanhando o presidente Décio Lima. Oportunidade para a diretoria do Sebrae/PR apresentar seu planejamento para 2023 e debater novas ações alinhadas com o Sebrae Nacional.
Estarão presentes, representantes do Fopeme, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, ligado à SEIC/PR. Eles poderão debater ações conjuntas com o secretário Milton Coelho, coordenador público geral do Fórum Permanente Nacional. Também estarão presentes coordenadores temáticos do Fórum Permanente Nacional, oportunidade única de troca de ideias e confirmação de ações conjuntas que beneficiem as microempresas, os MEIs e as pequenas empresas.
Confira aqui a programação geral do evento. Lá também pode ser feita a sua inscrição gratuita. Lembrando que as inscrições são limitadas à capacidade do auditório e restam lugares (é importante fazer imediatamente a sua inscrição para garantir o seu lugar).
O secretário da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC, Milton Coelho, estará presente no XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa.
Milton Coelho é natural de Codó, município do Maranhão, e tem 58 anos. Formado em direito pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), já foi vice-prefeito de Recife (2009-2012), secretário de governo de Pernambuco durante a gestão de Eduardo Campos (PSB) e secretário de Administração do Estado no governo Paulo Câmara (PSB).
Assumiu a vaga de deputado federal em 1º de janeiro de 2021 como suplente do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
A sua participação é de suma importância, no momento em que se definem prioridades e políticas públicas para os pequenos negócios, no governo federal.
Também estão confirmadas as presençcas do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; do vice-governador do Paraná, Darci Piana, que preside a atuate e influente Fecomércio do Paraná; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, ao lado de técnicos, especialistas e lideranças convidadas.