FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Categorias
Notícias

Agência Sebrae de Notícias destaca XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa

ASN

A Agência Sebrae de Notícias (ASN) publicou no Portal Sebrae, no espaço Nacional e regional do Paraná informações sobre o XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, que a Fampepar realiza em conjunto com o Sebrae, Conampe e Monampe. O evento terá presenças importantes, como o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEMPE/MDIC), Milton Coelho, e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, dentro muitos outros convidados importantes, líderes, dirigente e especialistas em gestão e negócios para micro e pequenas empresas.

Os textos na íntegra pode ser lidos aqui:

ANS Nacional – clique aqui

ANS Paraná – clique aqui

Para participar do evento, todo ele na modalidade presencial, é preciso realizar a sua inscrição:
clique aqui.

O evento acontecerá na sede do Sebrae/PR, à Rua Caeté, 150 – Curitiba-PR.
Ele é realizada pela Fampepar, Conampe, Sebrae e Monampe.
Tem o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e apoio/patrocínio da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) do Paraná, do Fopeme (Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa), do Fórum Permanente das MIcroempresas e Empresas de Pequeno Porte (MDIC/SEMPE), da Sanepar, da Fomento Paraná, da Faep, da Fecomércio, da Fiep e Anfac.

O evento terá palestras, painéis e debates sobre as pequenas empresas da cidade e do campo.

Contatos e mais informações:
E-mail: imprensa@conampe.org.br
Mensagens para o WhatsApp: (61) 99926-1900 
Telefone: (41) 3532-5000

Banner final
Categorias
Notícias

Fampepar realiza primeira reunião do Projeto Capacitar para entidades

foto capacitar

Foi realizada nessa quarta-feira, 19 de abril, pelo Meet, a primeira reunião do Programa Capacitar que a Fampepar realiza em convênio com o Sebrae/PR. O Programa, destinado à qualificação dos dirigentes das entidades de representação das microempresas, MEIs e pequenas empresas do estado do Paraná, foi lançado no 53º Erempe, o Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa, em 22 de março, com a presença de presidentes e diretores de entidades, do presidente da Fampepar e do Conselho Diretor do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; do diretor Técnico do Sebrae/PR, César Rissete; do superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel; e do diretor do Instituto IDO – Instituto para o Desenvolvimento das Organizações, Paulo César Ferreira.

Estão participando do Programa e estiveram na reunião online realizada nesse dia 19 as seguintes entidades: Amic, da cidade de Cascavel; Ampec Litoral, de Pontal do Paraná; Ampec Morretes, Ampec Sarandi, Ampec Maringá, Ampec Micropar, de Paranavaí; Ampec São José dos Pinhais, Ampec Apucarana, Ampec Paranaguá e Amefoz, de Foz do Iguaçu. Natalino Fonseca.

O Programa Capacitar tem como objetivo qualificar as diretorias das entidades para torná-las sustentáveis e desenvolvidas, aptas para a sua atuação com eficência, crescimento e contribuição para o desenvolvimento das comunidades, cidades e regiões onde atuam.

A reunião, aberta pelo diretor Superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel, teve uma hora de duração e causou, como na apresentação do Programa, em Cascavel, muito entusiasmo dos participantes.

Reyes Marinho e Paulo César Ferreira apresentaram o cronograma de trabalho e os temas que serão desenvolvidos, nas diversas etapas do Capacitar, nas formas digitais e presenciais, inclusive com visitas a todas as antidades participantes.

Contato com a Fampepar: e-mail clique aqui
WhatsApp (mensagens): (61) 99926-1900
Telefone: (41) 3532-5000

Categorias
Notícias

Abertura do XV Encontro Sul/Sudeste terá encontros inéditos

palestrantes 20-04

No começo da manhã do dia 28 de abril, no auditório do Sebrae/PR, acontecerão encontros inéditos e históricos para as entidades e o movimento nacional em defesa dos pequenos negócios. Estarão juntos o secretário nacional de Microempresas e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC, Milton Coelho; o vice-governador do Paraná, Darci Piana, presidente da Fecomércio e com um currículo dedicado ao fortalecimento da economia do estado e do país, e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.

Com eles estará o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, que assumiu no último dia 10, em Brasília. Uma oportunidade única de ouvirmos os seus planos para esse novo momento do Sebrae.

O diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick, também virá, acompanhando o presidente Décio Lima. Oportunidade para a diretoria do Sebrae/PR apresentar seu planejamento para 2023 e debater novas ações alinhadas com o Sebrae Nacional.

Estarão presentes, representantes do Fopeme, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, ligado à SEIC/PR. Eles poderão debater ações conjuntas com o secretário Milton Coelho, coordenador público geral do Fórum Permanente Nacional. Também estarão presentes coordenadores temáticos do Fórum Permanente Nacional, oportunidade única de troca de ideias e confirmação de ações conjuntas que beneficiem as microempresas, os MEIs e as pequenas empresas.

Confira aqui a programação geral do evento. Lá também pode ser feita a sua inscrição gratuita. Lembrando que as inscrições são limitadas à capacidade do auditório e restam lugares (é importante fazer imediatamente a sua inscrição para garantir o seu lugar).

banner 20-04

Contatos e mais informações:
E-mail: imprensa@conampe.org.br
WhatsApp (mensagens): (61) 99926-1900 
Telefone: (41) 3532-5000

Categorias
Notícias

Milton Coelho, secretário da SEMPE/MDIC confirmado no XV Encontro Sul/Sudeste

Milton Coelho
Milton Coelho

O secretário da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – SEMPE/MDIC, Milton Coelho, estará presente no XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa.

Milton Coelho é natural de Codó, município do Maranhão, e tem 58 anos. Formado em direito pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), já foi vice-prefeito de Recife (2009-2012), secretário de governo de Pernambuco durante a gestão de Eduardo Campos (PSB) e secretário de Administração do Estado no governo Paulo Câmara (PSB).

Assumiu a vaga de deputado federal em 1º de janeiro de 2021 como suplente do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A sua participação é de suma importância, no momento em que se definem prioridades e políticas públicas para os pequenos negócios, no governo federal.

Também estão confirmadas as presençcas do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; do vice-governador do Paraná, Darci Piana, que preside a atuate e influente Fecomércio do Paraná; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, ao lado de técnicos, especialistas e lideranças convidadas.

As inscrições são gratuitas e limitadas à capacidade do auditório do Sebrae/PR. Para inscrição, clique aqui.

Para conferir a programação, clique aqui.

Dúvidas ou mais informações, mande uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900.

Categorias
Notícias

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, confirma presença no XV Encontro Sul/Sudeste

Bruno Quick, diretor Técnico; Décio Lima, diretor-presidente; José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, e Margarete de Castro Coelho, diretora de Administração e Finanças. Décio Lima e Bruno Quick estarão no XV Encontro Sul/Sudeste, dia 28 de abril. Foto: Erivelton Viana

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, confirmou presença no XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, dia 28 de abril, no Sebrae/PR, em Curitiba. Ele tomou posse no último dia 10 de abril, em reunião do Conselho Deliberativo Nacional.

Décio Lima foi Décio Lima foi prefeito de Blumenau, realizando uma gestão notável e até hoje lembrada pelos resultados alcançados na implantação de programas de inclusão social e modernização urbana.
Foi deputado federal por três mandatos.

Bruno Quick, diretor Técnico do Sebrae Nacional, também estará em Curitiba para o evento. Ele é engenheiro civil e especialista em políticas públicas pela Unicamp. Atuou como dirigente no Movimento Associativista Empresarial, foi diretor técnico do Sebrae Minas e gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.

As inscrições para o XV Encontro Sul/Sudeste são limitadas à capacidade do auditório do Sebrae, em Curitiba. Garanta já o seu lugar, faça agora mesmo a sua inscrição gratuita – clique aqui.

Dúvidas, pode mandar um e-mail para imprensa@conampe.org.br ou mensagem para o WhatsApp (61) 98826-1900.

Categorias
Notícias

Obrigatoriedade para MEIs emitirem notas fiscais é adiada

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prorrogou o início da obrigatoriedade da emissão de notas fiscais para Microempreendedores Individuais (MEIs). A medida, que estava prevista para começar nesta segunda-feira (3), foi adiada para 1º de setembro.

resolução nº 172 do CGSN, com a decisão, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (31). Ela é assinada por Adriana Gomes Rêgo, vice-presidente do comitê.

Com a mudança, os MEIs terão mais cinco meses para se adequar à obrigação de emitir Notas Fiscais de Serviços eletrônicas (NFS-e).

A resolução nº 172/2023 também atualiza as normas que tratam da transação tributária no âmbito do Simples Nacional. Pela nova regra, débitos que estejam em contencioso administrativo fiscal nas fazendas federal, estadual, municipal e distrital poderão ser transacionados.

Também passou a ser permitido usar precatórios ou direito creditório para amortização da dívida tributária principal, juros e multa, desde que o valor seja de créditos tributários do próprio devedor e que o precatório ou direito creditório já tenham sentença transitada e julgada.

Conampe presente – A Conampe que tem cadeira como membro participou da reunião do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) realizada na sexta-feira, 31 de março, representada pelo seu presidente, Ercílio Santinoni.

Categorias
Notícias

Fampepar e Sebrae/PR lançam o Programa Capacitar

A Fampepar, em convênio com o Sebrae/PR, lançou o Programa Capacitar destinado à qualificação dos dirigentes das entidades de representação das microempresas, MEIs e pequenas empresas do estado do Paraná. O lançamento aconteceu na sede da Amic Paraná, em Cascavel, durante a realização do 53º Erempe, o Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa, em 22 de março de 2023, com a presença de presidentes e diretores de entidades, do presidente da Fampepar e do Conselho Diretor do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; do diretor Técnico do Sebrae/PR, César Rissete; do superintendente da Fampepar, Eduardo Knechtel; e do diretor do Instituto IDO – Instituto para o Desenvolvimento das Organizações, Paulo César Ferreira.

Após a apresentação dos objetivos, da metodologia e do cronograma do Capacitar, os presidentes das associações de micro e pequenas empresas (ampecs) do Paraná assinaram os termos de adesão ao programa.

Assinaram os termos, garantindo a participação das suas entidades no Programa Capacitar, o presidente da Amic, Jovane Borges; a presidente da Ampec Litoral, Alice Dalastra Freitag; o presidente da Ampec Morretes, Antônio Gomes dos Santos Filho; o presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani; a presidente da Ampec Maringá, Eliane Bento; o presidente da Ampec São José dos Pinhais, Fábio José Fontana; o presidente da Ampec Apucarana, Heitor Cazionato Possani; o presidente da Ampec Paranaguá, Marcelo José Cardozo Dias, e o presidente da Amefoz de Foz do Iguaçu, Natalino Fonseca. O presidente da Ampec Micropar, de Paranavaí, João Paulo Ruvira Toneti, não pode comparecer, mas encaminhou a adesão antecipadamento, incluindo a sua associação no Capacitar.

Ercílio Santinoni e Jovane Borges assinam o termo de adesão da Amic ao Programa Capacitar – Fampepar-Sebrae/PR

Veja mais fotos no Instagram da Fampepar – Clique aqui.

O evento – O evento foi aberto às 9h30, com os pronunciamentos do presidente da Amic Paraná, Jovane Borges, anfitrião do Erempe; do diretor Técnico do Sebrae/PR César Rissete; do diretor geral da SEIC – Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná e Secretário Técnico do FOPEME, Christiano Souto Puppi, e do presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni.

O presidente da Fampepar falou da importância do associativismo, as lutas das entidades representativas, o avanço na sua gestão, o seu papel nos fóruns permanentes do Paraná e no nacional, agora sob a coordenação do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (Sempe).

Santinoni destacou o papel fundamental do Sebrae, no apoio e parcerias com as entidades e os pequenos negócios em todo o estado.

A recriação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seic) foi mencionada como um avanço muito importante para o setor produtivo paranaense, de forma muito especial as microempresas, MEIs e pequenas empresas.

Mesa de abertura
Mesa de abertura do 53º Erempe com César Rissete, Ercílio Santinoni, Jovane Borges e Christiano Puppi

Após a abertura, aconteceu a participação de Guilhermina de Inlache, presidente da Asomipymes – Associação de Indústrias de Micro, Pequenas e Médias Empresas e da Unalapymes – União das Entidades de Micro e Pequenas Empresas da América Latina. Ela apresentou informações sobre a entidade no Paraguai e as políticas públicas no seu país. Afirmou que é necessário intensificar as ações para que outros países latino-americanos avancem no apoio aos pequenos negócios.

Para Guilhermina de Inlache, não pode haver desenvolvimento nos países, sem apoio e participação das micro e pequenas empresas. Ele voltou a lembrar que o problema da microempresa não é ser pequena, é estar só.

Paulo Freitas, consultor Técnico do Sebrae-PR, cedido à coordenação do Fopeme, fez uma apresentação da Estrutura do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.

Sob uma perspectiva histórica mostrou os estudos e as propostas do Fórum, ao longo dos anos, desde 2008. Ao mesmo tempo, apontou para os avanços na legislação e nas políticas públicas. Mostrou as demandas atuais e o planos de trabalho para 2023.

Paulo Freitar enfatizou a importância do retorno da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços, recriada pelo governador Ratinho Junior.

Christiano Souto Puppi, Diretor Geral da Seic, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná e Secretário Técnico do Fopeme fez uma apresentação da Secretaria de Estado e da programação para o ano de 2023.

Puppi antecipou que a Seic, sob o comando do deputado federal Ricardo Barros, atendendo as expectativas de desenvolvimento econômico do governador Ratinho Junior, terá como premissa ouvir as entidades, os setores organizados, os municípios e as empresas do Paraná, para criar e incentivar ambientes cada vez mais favoráveis para os negócios em todo o estado.

O presiente da Fampepar, Ercílio Santinoni, falou sobre o trabalho das entidades do Sistema Conampe na representação dos pequenos negócios, nas instâncias governamentais, especialmente em Brasília e, mais ainda, na interlocução com o novo governo, no Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o ministro Geraldo Alckimin e a sua Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (Sempe), comandada pelo deputado federal Milton Coelho. Relatou que tem sido recebido e ouvido, repassando informações sobre as demandas do Fórum Permanente, os projetos de leis e as políticas públicas necessárias para os pequenos negócios do Brasil, a partir do concenso de mais de 80 entidades representativas de todos os setores econômicos.

Energia Solar – Rafael Cândido da Silva, proprietário da Master Solar – Energia Solar, falou sobre a sua experiência como empreendedor em uma área estratégica e importante para as empresas e o desenvolvimento do país.

A sua empresas forneceu os equipamentos para a sede da Amic Paraná, em Cascavel, sede do Erempe. O prédio recebeu a certificação LEED nível Platinum. No País, são 1.645 empreendimentos certificados LEED. Deste total, 65 são Platinum: 28 no Sul do Brasil, 18 no Paraná, sendo cinco em cidades do interior e, agora, dois na região Oeste do Estado do Paraná. Este é o mais alto nível da certificação, que atesta sustentabilidade em edifícios, no mundo.

Comitês Territoriais – César Reinaldo Rissete, diretor Técnico do Sebrae-PR, fez uma apresentação sobre o Sebrae/PR e das atividades e importância dos Comitês Territoriais para o Desenvolvimento do Ambiente para os Pequenos Negócios. Ficou clara a importância dos dirigentes das entidades participarem das atividades desses comitês.

Caxias do Sul – O presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens, apresentou informações sobre a entidade, sediada na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A maior entidade de microempresas daquele estado tem 3 mil associados e 38 anos de atuação.

São muitos os projetos para beneficiar e prestar serviços para os associados. Está em andamento um programa de qualificação e capacitação da entidade.

Os planos para esse ano são bem definidos e audaciosos, prevendo expansão, inclusive um projeto para uma ampliação da sede.

A entidade participou do 53º Erempe a convite da organização, com o obijetivo da troca de informações e ampliação de parcerias e trabalhos conjuntos, sempre somando forças para representar com qualidade o interesse dos pequenos negócios.

Atividades – No encontro foram apresentadas informações sobre o Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, que a Conampe está realizando em convênio com o Sebrae Nacional. No Paraná, a Fampepar participa do programa, assim como as associações que participaram do 53º Erempe.

Inaugura do Ponto de Atendimento do Sebrae na sede da Amic, em Cascavel, Paraná
Descerramento da placa de inauguração do Ponto de Atendimento do Sebrae na sede da Amic, em Cascavel

Ponto de atendimento – No encerramento do Erempe aconteceu a inauguração de um Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), que funcionária dentro da sede da Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic Paraná), resultado de parceria com o Sebrae/PR.

Participaram da inauguração, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Christiano Puppi; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein; o presidente da Amic, Jovane Borges; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli; o secretário de Finanças de Cascavel, Gelson Uecker; e a presidente da Asociación de Industriales de Micro, Pequeñas y Medianas Empresas do Paraguai, Guillermina de Imlach.

final do erempe
Dirigentes de entidades, da Fampepar e do Sebrae/PR no final do 53º Erempe

Para falar com a Fampepar, escreva para imprensa@conampe.org.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Paranaguá contará com Escritório de Compras Públicas

escritório
Na foto, representando a Fampepar, Marcelo José Cardozo Dias, presidente da Ampec Paranaguá; Vanessa Silva, coordenadora do Escritório de Compras Públicas de Paranaguá; Catiane Santos, consultora de Negócios Sebrae/Paranaguá, Welinton Perdomo, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR e Bruno Valentim, consultor de Negócios Sebrae/PR

O presidente da Ampec Paranaguá, Marcelo José Cardozo Dias, representou a Fampepar na inauguração do Escritório de Compras Públicas da Prefeitura de Paranaguá, na manhã desse dia 9 de março.

Esteve presente Vanessa Silva, coordenadora do Escritório de Compras Públicas de Paranaguá; Catiane Santos, consultora de Negócios Sebrae/Paranaguá, Welinton Perdomo, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR e Bruno Valentim, consultor de Negócios Sebrae/PR.

Ontem, dia 8 de março, a secretária municipal de Governo, Luciana Costa e representantes do Sebrae estiveram reunidos com pregoeiros da Prefeitura de Paranaguá.

O Escritório de Compras Públicas é uma iniciativa em parceria com o Sebrae e que tem como objetivo capacitar micro e pequenas empresas regionais para participarem dos processos licitatórios do Poder Público.

“O espaço está pronto para receber os empresários de Paranaguá sejam grandes, médios ou pequenos. A ideia é orientá-los sobre todos os passos de uma licitação para que mais empresas da região participem dos processos licitatórios. Muitos têm dúvidas e acabam não participando e queremos que eles tenham as mesmas oportunidades e também participem das licitações”, salienta a secretária de Governo, Luciana Costa.

O consultor do Sebrae, Marcos Goes destacou a parceria como positiva para as empresas locais e para a cidade.

“Temos esse projeto que auxiliará o contato com os empresários e a prefeitura de Paranaguá para que entendam melhor e sanem suas dúvidas. Esse é um benefício relevante para empresas locais”, disse o consultor aos pregoeiros.

inauguração

Para fazer contato com a Fampepar escreva para imprensa@conampe.org.br ou mande um WhatsApp para (44) 99926-1900

Categorias
Notícias

52º Erempe teve informações e motivação

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Paraná, Ricardo Barros, na abertura do 52º Erempe, no Sebrae Maringá

Autoridades, empresários, MEIs e interessados em empreender compareceram ao auditório do Sebrae, em Maringá, na noite de quinta-feira, 24 de fevereiro, para participar do 52º Erempe – Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa. Com convidados muito qualificados, especialistas em suas áreas, o Erempe teve muita informação e foi motivador para os participantes.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, esteve presente à abertura. Ele destacou que cada empreendedor tem um talento e que deve focar a sua atividade nessa vocação, se dedicar ao que gosta, evitando realizar atividades para as quais não tem a a habilidade necessária.

Ricardo falou sem enconder o carinho e o entusiasmo do seu primeiro emprego, justamente no Sebrae, onde teve oportunidade de aprender muito e compartilhar seus conhecimentos com os empreendedores das micro e pequenas empresas.

A abertura do Erempe contou ainda com o prefeito em exercício de Sarandi, Wlademir Garbuggio; o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, representando o prefeito Ulisses Maia; o secretário de Saúde de Maringá, Clóvis Melo; diretora de Empreendedorismo de Maringá, Cássia Mendonça; secretário de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, Antony Estigarribia; secretária de Administração de Sarandi, Cinthia Gimenes Lopes, e a primeira-dama de Sarandi, Lucia Volpato.

O gerente regional do Sebrae em Maringá, Wendel Gussoni, recepcionou, com a equipe local, os diretores do Sebrae/PR, César Rissete, José Gava Neto e Vitor Tioqueta, e os presidentes das Ampecs Maringá, Eliane Bento, e Sarandi, Aristides Mossambani.

O prefeito em exercício de Sarandi, Wlademir Garbuggio, e o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, apresentaram um breve relato sobre as políticas públicas e ações realizadas para atendimento aos MEIs, micro e pequenas empresas nos seus municípios.

O presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani, falou da importância do trabalho realizado pelas entidades e o Sebrae, somando esforços com os municípios para atender, orientar, qualificar e beneficiar os pequenos negócios.

Associativismo 4/0 A administradora Adriana Cordeiro apresentou o Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, etapa 2023/2024.

O programa terá atividades e eventos de qualificação e mobilização em associativismo e liderança, internacionalização, atendimento a MEI e vendas online. As atividades serão desenvolvidas pela Conampe em convênio com o Sebrae em 15 estados brasileiros.

Painel I
Ercílio Santinoni, Vitor Tioqueta, César Rissete e José Gava Neto, no painel de “Competitividade”

Competitividade – O presidente do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, coordenou o painel “Competitividade das Micro e Pequenas Empresas”, que contou com a participação dos diretores do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta (Superintendente), José Gava Neto (Administração e Finanças) e César Rissete (Operações).

Eles apresentaram dados sobre a economia brasileira e informações sobre as oportunidades para os pequenos negócios.

A boa gestão é básica para vendas e lucratividade. Vender é fundamental e para isso as empresas devem se preparar e investir, dentro dos conceitos de marketing – os básicos foram apresentados, como os quatro “P” – Produto, Preço, Preço e Promoção.

Painel II
Adriana Cordeiro, Dani Mendes, Juliane Guzzoni e Eliane Bento no painel de Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino – A administradora Adriana Cordeiro coordenou o painel sobre Empreendedorismo Feminino. Participaram a empresária Eliane Bento, presidente da Ampec Maringá, e as jornalistas e empreendedoras Juliane Guzzoni e Dani Mendes.

Elas contaram suas experiências de empreendedorismo, desde a decisão de empreender, passanso pela importância da qualificação e do associativismo para a gestão das empresas e o desenvolvimento de vendas e negócios.

A Conampe, por meio das suas federações (fampecs e fampes) e associações (ampecs e ampes) terá núcleos de mulheres empreendedoras, com capacitação, trocas de experiências e incentivo a vendas e negócios.

Ao final, muita interatividades e troca de contatos, cumprindo um dos objetivos do evento.

No dia 22 e março será realizado o 53º Erempe – Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa – na sede da Amic, em Cascavel.

Contato com a Fampepar: imprensa@conampe.org.br
WhatsApp: (61) 99926 1900

Categorias
Notícias

Inscrições gratuitas para o 52º Erempe, dia 23, 19h

Erempe

Nessa quinta-feira, 23 de fevereiro, às 19h, no Sebrae Maringá, acontecerá o 52º Erempe – Encontro Regional da Micro e Pequena Empresa. O presidente do Sebrae/PR e da Fampepar, Ercílio Santinoni, coordenará o evento que terá como tema geral “Competitividade das micro e pequenas empresas”, com painéis sobre associativismo, economia e empreendedorismo feminino.

Confira nesse link a programação completa e faça a sua inscrição gratuita – clique aqui.

O evento terá a participação dos diretores do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, José Gava Neto e César Rissete. Para o painel sobre o papel crescente da mulher nos pequenos negócios, a administratadora e empreendedora Adriana Cordeiro contará com a participação das jornalistas e empreendedoras Juliane Guzzoni e Dani Mendes, e da empresária Eliane Bento, presidente da Ampec Maringá, conselheira do Sebrae/PR e membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do MDIC (governo federal).

Convide seus amigos de Maringá e de cidades próximas. Oportunidade única para focar ainda mais nos negócios e no sucesso empresarial, em 2023.

Dia 23/02, 19h, no Sebrae Maringá, à Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116.

Esperamos você! Faça agora mesmo a sua inscrição gratuita – clique aqui.

Dúvidas, escreva para imprensa@conampe.org.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926 1900