FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Categorias
Notícias

Representantes do MEMP participam de reunião do Fopeme

Representantes do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) estiveram na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, nesta terça-feira (28), para participar da reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

A pasta foi criada pelo Governo Federal, no ano passado, com o objetivo de alavancar políticas, programas e ações de apoio ao empreendedorismo, incentivo à capacitação, competitividade, formalização, inovação e acesso a recursos financeiros para as micro e pequenas empresas (MPE).

Reunião ordinária do Fopeme foi realizada na sede do Sebrae/PR, em Curitiba | Fotos: Eduardo Pereira

Durante a 58ª reunião ordinária da Fopeme, o secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, e a diretora substituta da Diretoria de Ambiente de Negócios, Jeane Gonçalves Ferreira Borges, tiveram a oportunidade de conhecer a atuação do Fórum e receberam propostas do Paraná para o ambiente de negócios das MPE.

Maurício Juvenal destacou a importância do Fopeme, no Paraná, e afirmou que o Fórum é referência para outros estados da federação.

“É um dos mais organizados e resolutivos que temos. Sempre que viemos aqui, levamos conteúdos que multiplicamos e repassamos para outros fóruns estaduais”, enfatizou.

Maurício Juvenal, secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, durante reunião com membros do Fopeme

O secretário nacional falou também sobre a implementação da política nacional para micro e pequenas empresas, estabelecida no início deste ano.

Além disso, ressaltou a necessidade de formalizar e acompanhar empresários para reverter a alta taxa de mortalidade das empresas nos primeiros cinco anos. Ele destacou a parceria com o Sebrae, que possui uma ampla rede, e é crucial para a implementação das políticas públicas em todo o Brasil.

“O presidente [Lula] pediu que o ministério identificasse os gargalos que dificultam a vida do empresário de pequeno porte e trabalhasse nas soluções. Temos duas vertentes principais: resolver problemas de crédito, tornando-o mais acessível e barato, e oferecer um tratamento tributário diferenciado”, pontuou.

Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

O presidente da Fampepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, compartilhou a importância da reunião com o pessoal do ministério, destacando como o trabalho desenvolvido pelo Fopeme e pelo Sebrae no Paraná pode servir de exemplo para o Fórum Permanente Nacional.

“Além de sermos exemplos, nós queremos também colaborar com o Governo Federal no sentido de reativarmos os fóruns em todos os estados”, destacou Ercílio.

Também participaram da reunião o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, a coordenadora do Fopeme, Silvana Ribeiro Pereira, e Carlos Henrique de Assis, secretário-técnico do Fopeme. Carlos relembra que o Fopeme está inserido na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic).

“Pudemos receber o secretário nacional para mostrar mais do trabalho do Fopeme, que tem sido um pilar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, promovendo um diálogo contínuo e ininterrupto entre o setor produtivo privado e o governo”, discorreu Carlos, que também ocupa o cargo de diretor de Simplificação e Inovação da Seic.

Categorias
Sem categoria

Programa vai capacitar associações que representam micro e pequenas empresas no Estado

Foi realizado em Cascavel, na última sexta-feira (24), o lançamento da segunda etapa do Capacitar. O Programa consiste em uma trilha de conhecimento e capacitações, ofertada por meio de uma parceria entre Sebrae/PR e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) para as Associações de Empreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas.

O objetivo do Programa é oportunizar o acesso a conhecimentos específicos a membros e diretores destas entidades, a fim de transformá-las em espaços de referência no que diz respeito a oferta de soluções de excelência, que atendam às demandas dos pequenos negócios.

“Estamos felizes em seguir com este projeto, em mais uma etapa importante para continuarmos oferecendo capacitação e apoio às associações que representam as micro e pequenas empresas. Esperamos que os participantes aproveitem este Programa e que isso reflita em ações em prol dos pequenos negócios”, indicou o presidente da Fampepar e, também, do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni.

Lançamento da segunda etapa foi realizada na sede da Amic, em Cascavel

Nova etapa

O Programa, que começou em março de 2023, passará para a segunda etapa a partir deste mês, em todo o Paraná. Está prevista a realização de workshops sobre planejamento estratégico e capacitação para diretores e colaboradores das associações. Além disso, o Programa também vai realizar pesquisas de mercado com associados e não associados; reuniões entre os participantes; visitas técnicas e de benchmarking (metodologia que oportuniza a avaliação de cenários com base na concorrência e em outros empreendimentos do mesmo segmento); palestras; consultorias; diagnóstico organizacional; e seminários regionais.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, enfatizou a importância desta renovação do Programa. Segundo ele, as capacitações são relevantes porque quando se melhoram os atendimentos às micro e pequenas empresas, o ambiente de negócios do Estado se beneficia.

“O Capacitar traz ganho para todos os lados, pois quanto mais preparadas estão as associações, mais amparadas estarão as MPE [micro e pequenas empresas]. Com isso, nosso trabalho também é ampliado, pois conseguiremos atender mais empreendedores pelo Estado”, enfatiza Tioqueta.

Diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, enfatizou a importância do Programa

O presidente da Associação das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Morretes, Antônio Gomes dos Santos Filho, enalteceu o projeto.

“Que possamos realmente servir aos empresários, não só aos micros e aos pequenos, porque muitas vezes eles se encontram perdidos em meio aos desafios do dia a dia e são as nossas associações que podem ajudar. Por isso, este Programa é tão importante, já que nos ajuda a melhorar os atendimentos e os nossos serviços para que eles realmente atendam aos empresários”, comentou.

Representantes das AMPECs estiveram na abertura da nova fase do Programa

No ato de lançamento, estiveram representadas a Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic); a Associação das Micro e Pequenas Empresas em Foz Do Iguaçu (Amefoz); e as Associações das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Apucarana, Curitiba, Lapa, Maringá, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Paranavaí, Pontal do Paraná, Sarandi e São José dos Pinhais.