FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Categorias
Notícias

Prefeito, entidades e empresas prestam homenagem a Ercílio Santinoni, em Maringá

O Jornal do Povo, de Maringá, publicou nesse sábado, 24 de dezembro, um caderno com homenagens a Ercílio Santinoni. As manifestações foram motivadas pela posse na presidência do Sebrae/PR e levaram em conta as demais entidades que preside e também os resultados do seu trabalho, de quase quatro décadas, na defesa dos interesses das microempresas, MEIs e pequenas empresas do Brasil.

Veja aqui as imagens e o textos.

Caderno em PDF

Capa do Caderno

Texto:

Ercílio Santinoni é o presidente do Sebrae Paraná

Maringaense de coração, com uma importante história empresarial, associativista e pública na cidade, no estado e no país, Ercílio Santinoni assumiu no dia 12 de dezembro a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná. Conselheiro do Sebrae representando a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar). Sua eleição por consenso foi um reconhecimento à sua liderança e resultados obtidos na defesa e apoio aos pequenos negócios. 

Em Maringá, Ercílio Santinoni se destacou desde o começo dos anos 1980 como líder de movimentos empresariais que defendiam as micro e pequenas empresas. Em 10 de julho de 1984, participou da fundação da Micromar, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá, que teve papel fundamental na organização empresarial da cidade e, em especial, em projetos de defesa, apoio e desenvolvimento dessas empresas. Das exposições da associação, no pavilhão branco do Parque de Exposições, e depois itinerantes, por regiões do país, nasceram e se consolidaram indústrias de confecções e empreendimentos que se tornaram referências nacionais de sucesso.

Em 2006, já reconhecido no Paraná e no Brasil como um dos mais importantes líderes empresariais dos pequenos negócios, a convite do prefeito Silvio Barros assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá e depois o cargo de Secretário Coordenador de Desenvolvimento Econômico. Ainda no primeiro ano implantou a primeira Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa e criou o programa “Bairro Empreendedor” que gerou 34 mil empregos, em três anos. Como referência, à época, a população de Maringá era de 326 mil habitantes.

Paraná – Em 2011, a convite do Secretário Ricardo Barros, assumiu o cargo de Diretor Geral da Secretaria de Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná e em 2012 foi Secretário de Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná. Nas equipes do governo do Estado, sempre trabalhou por implantação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios.

No dia 5 de maio de 2008, em evento nacional da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas realizada na sede do Sebrae, em Curitiba, Ercílio recebeu o governador Roberto Requião para a solenidade de assinatura do decreto 2592 que instituiu o primeiro Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme) do país, até hoje respeitado como o fórum estadual de referência para todos os demais, no Brasil.

Brasil – A frente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), fundada em 27 de novembro de 1985, e do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Monampe), Ercílio Santinoni participou como líder de todas as conquistas  para os pequenos negócios no país, desde o primeiro Estatuto da Microempresa, em novembro de 1984; os artigos 170 e 179 da Constituição de 5 de outubro de 1998 (artigos que estabeleceram que os pequenos negócios brasileiros devem ter tratamento diferenciado, favorecido e simplificado), criação da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, do Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006), Fórum Permanente Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (membro desde a constituição, em 1999), leis e medidas de acesso ao crédito (muitas medidas, especialmente o Pronampe permanente) e todas as propostas legislativas em estudos no Fórum Permanente e tramitando no Congresso Nacional.

Não foram conquistas fáceis nem simples. Foram fruto de um trabalho constante de mobilização, liderança, defesa e convencimento, desde um tempo em que sequer existia o termo microempresa. Desde 2017 faz parte do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e dia 16 de janeiro de 2023, em função de determinação da Lei Complementar n.º 188/2021, tomará posse como membro do CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional.

A presidência do Sebrae Paraná é mais do que merecimento, reforça e reconhece o respeito conquistado por Ercílio Santinoni com uma vida comprovadamente dedicada às microempresas, MEIs e pequenas empresas.

Página 2

Uma vida dedicada ao fortalecimento e defesa das micro e pequenas empresas

Fampepar, no Paraná

A Fampepar, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado Paraná, presidida por Ercílio Santinoni é a entidade que reúne as associações de pequenos negócios ligadas ao Sistema Conampe, desde 1985.

São associações organizadas em todas as regiões do Paraná, cumprindo agendas locais, regionais e estaduais, com a Fampepar, na defesa das microempresas, pequenas empresas e microempreendedores individuais.

A entidade está representada no Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, no Fopeme, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná e na Junta Comercial do Paraná.

Atua, em caráter permanente, em contato com os poderes públicos do estado, encaminhando demandas e sugestões de políticas públicas que visam melhorar os ambientes para os negócios das empresas representadas, proporcionando melhores condições para inovações, competitividade, acesso a crédito e a programas de desenvolvimento locais, regionais e estaduais.

A Fampepar tem contado, ao longo dos anos, com o apoio das federações estaduais que representam as grandes empresas do comércio, da indústria, da agricultura, das cooperativas e dos transportes. Essa atuação conjunta tem contribuído, cada vez mais, para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, o crescimento da economia e o desenvolvimento do Paraná.

Sebrae Paraná

O Sebrae Paraná tem se destacado, nos últimos anos, pelos projetos e a atuação de excelência, em todas as regiões do Paraná, atingindo, ano a ano, resultados positivos recordes.

Foi o que ocorreu na última gestão, sob a presidência do empresário Fernando Moraes, presidente da Faciap, quando foram realizados mais de 500 mil atendimentos, somente atrás de São Paulo.

Ercílio Santinoni avalia que, considerando que o Paraná tem 11 milhões de habitantes e São Paulo 44 milhões, proporcionalmente o Paraná é o líder em atendimento entre os Sebraes do Brasil.

Esta atuação recorde aumenta o entusiasmo do novo presidente. Como regra geral, reconhecendo o trabalho de excelência realizado pela diretoria, e com um novo prédio para atender a regional metropolitana de Curitiba, Ercílio quer ir ainda mais longe, com novos recordes de atuação e o trabalho conjunto com as entidades de representação empresarial.

O seu propósito é, em conjunto com os ex-presidentes recentes do Sebrae, Darci Piana, Ágide Meneguette e Fernando Moraes, com a diretoria formada por Vitor Roberto Tioqueta, superintendente; César Reinaldo Rissete, operações, e José Gava Neto, administração e finanças, alcançar mais empresas, nos 399 municípios do Paraná. Ele considera um privilégio trabalhar com líderes de tanta expressão e sucesso, agora no Sebrae Paraná.

Como estratégia, Ercílio Santinoni sugere que o Sebrae Paraná amplie ainda mais a sua aproximação com os municípios e as microempresas, MEIs e pequenas empresas, para atender e apoiar o fortalecimento das empresas, o desenvolvimento do estado, o aumento e a distribuição de renda.

Objetivo ousado? Nenhuma novidade, quando vem de Ercílio Santinoni, acostumado a longas caminhadas, persistente e inovador na missão de defender e fortalecer os pequenos negócios do Paraná.

Conampe, no Brasil

A Conampe, Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, presidida por Ercílio Santinoni, reúne federações e entidades de atuação regional nos estados brasileiros, com presença em todas as regiões do país.

A entidade está representada no Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia que tem, pela lei 123/206, coordenação compartilhada com o governo federal e entidades do setor privado brasileiro e no Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN.

O Fórum é a instância de diálogo do governo federal com os pequenos negócios, onde acontece o debate dos problemas e a formulação de soluções e políticas públicas para garantir melhores ambientes de negócios, inovação, competitividade para as microempresas, pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs).

A Conampe também atua em sintonia permanente com a Frente Permanente Mista das Micro e Pequenas Empresas do Congresso Nacional, além de manter diálogo permanente com as lideranças da Câmara dos Deputados e Senado, defendendo a aprovação de legislação que estabeleça, na prática, o cumprimento dos artigos 170 e 179 da Constituição, pelo qual os pequenos negócios devem ter tratamento diferenciado, favorecido e simplificado.

A Conampe realiza dois grandes eventos anuais, o Enampe (Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa) e a Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, além de  encontros regionais (Norte/Nordeste e Sul/Sudeste) e estaduais.

Atualmente, a confederação, em convênio com o Sebrae Nacional, desenvolve o Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, qualificando e mobilizando empresas para o associativismo, liderança, inovação e ampliação de mercados, com atividades em quinze estados.

Homenagens a Ercílio Santinoni

Ercílio Santinoni

Ercílio Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Contador e professor, é formado em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba (UFPR).

Tem especialização em Elaboração e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública – Rio de Janeiro-RJ.

Empresário desde 1976, Ercílio foi fundador e líder de muitas entidades. Preside a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar).

Desde o final dos anos 1970 atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas em Maringá, no Paraná e no Brasil. Participou de todas as conquistas legais para as micro e pequenas empresas, no país, e de todas as propostas em estudos no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia ou em tramitação no Congresso Nacional.

Membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte desde a sua implantação, em 1999, sendo um dos mais respeitados membros e coordenador temático.
Em 2023, fará parte do Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Natural de Marialva (PR), Ercílio Santinoni é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e a comenda da Ordem Nacional Barão de Mauá, homenagem a pessoas físicas ou jurídicas nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes contribuições à indústria, ao comércio e aos serviços do Brasil.

Para falar com a Fampepar, escreva para imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Sebrae Paraná com nova direção

Na noite desta segunda-feira (12), foi realizada a posse dos novos dirigentes do Sebrae/PR para os próximos quatro anos. O presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR (CDE), para o mandato 2023-26, no lugar de Fernando Moraes, cuja gestão finaliza em 31 de dezembro.

Diretoria
José Gava Neto, Fernando Moraes, Vitor Tioqueta, Darci Piana, Ercilio Santinoni, César Rissete e Carlos Melles, durante a posse. Foto: Inove.

Formado por representantes de 13 entidades do setor produtivo, instituições de crédito e poder público, que se alternam no comando, o Conselho do Sebrae/PR possui como responsabilidades a formulação de diretrizes de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas paranaenses.

Para a gestão, foram reeleitos para os cargos, pelo CDE, o diretor-superintendente Vitor Roberto Tioqueta e o diretor de Administração e Finanças José Gava Neto. O novo diretor de Operações será César Reinaldo Rissete, funcionário do Sebrae/PR que estava atuando como gerente da Unidade de Competitividade, do Sebrae Nacional, em Brasília. A cerimônia foi realizada durante a 12ª Reunião Ordinária do Conselho, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Os efeitos legais da posse terão início em 1º de janeiro de 2023.

Durante a solenidade, também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal. A partir de 2023, compõem a equipe, como titulares, João Gogola Neto (Ocepar) Nilson Hanke Camargo (Faep) e Evaldo Kosters (Fiep); e suplentes, Eduardo Luiz Gabardo Martins (Fecomércio PR), Hélder Miranda de Paiva (Faciap) e Eloísa Helena Orlandi Oliveira (Fiep).

Ercílio Santinoni no seu discurso de posse

Ercílio Santinoni – Com anos de experiência junto à Fampepar e também como presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni manifestou o desejo de que a instituição esteja ainda mais próxima dos empreendedores paranaenses.

“Minha experiência no Sebrae e no convívio com as microempresas mostra que precisamos simplificar nossos processos, fazer diferente, favorecer mais e com mais intensidade os pequenos negócios. Menos teoria, mais ação. Na prática, precisamos abrir nossas portas e, além disso, precisamos ir às empresas, aos empreendedores e empreendedoras, onde eles estão”, pontuou o novo presidente do Conselho para o biênio 2023-24.

Ele também descou a tradição da união em torno da continuidade das gestões, sempre com o objetivo de alcançar novos e melhores resultados. “A participação dos ex-presidentes e dos conselheiros será fundamental para a gestão”, enfatizou Ercílio.

Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, além de ser contador e professor. Tornou-se empresário em 1976 e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e comendador da Ordem Nacional Barão de Mauá.

Carlos Melles – O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou a atuação do Sebrae/PR por conta de sua eficiência na proposição de atividades, o que o coloca em posição de destaque no sistema. Melles deu destaque para o trabalho de Ercílio a frente da Fampepar e da Conampe, lembrando que há mais de três décadas atua na defesa dos pequenos negócios, no Paraná e no Brasil.

“O Ercílio tem uma vida dedicada às micro e pequenas empresas. É uma história muito bonita. A Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, do Congresso Nacional, também reconhece o trabalho dele. Então, vim entregar um abraço do Sebrae de todo o Brasil aqui na posse dele, da nova diretoria, e dos conselheiros”, enfatizou Melles.

Fernando Moraes – Presidente do Conselho durante o biênio 2021-22, Fernando Moraes lembrou do trabalho realizado e agradeceu o apoio de todos os parceiros.

“Atendemos quase 900 mil empresas nesse período, número que nos coloca como o segundo maior Sebrae do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Também estamos finalizando o ano com 354 salas do empreendedor, em 340 municípios. Com esses resultados, quero agradecer ao apoio de cada um que esteve com a gente, buscando contribuir para a sociedade e a economia do nosso Paraná. Gostaria ainda de desejar êxito ao Ercílio, um grande especialista em lutas pelas pequenas empresas”, completou Moraes.

Darci Piana – Presente na cerimônia, o vice-governador do Paraná e conselheiro do Sebrae/PR, Darci Piana, agradeceu a todos que fizeram parte da gestão de Fernando Moraes, como presidente do CDE, e aos que farão parte da gestão, a partir de 1° de janeiro de 2023.

“Vocês podem contar conosco, conselheiros, e também contar com o Governo do Estado. Estamos juntos. É um orgulho dizer que o Sebrae faz parte dessa modernidade, desta integração do sistema produtivo do estado. Parabéns àqueles que fizeram essa história e parabéns àqueles que vão continuar a fazê-la”, congratulou o vice-governador.

Categorias
Notícias

Ercílio Santinoni assume a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná

Ecílio Presidente
Ercílio Santinoni com os conselheiros do Sebrae/PR, logo após a eleição, em 21 de novembro

Nessa segunda-feira, 12, Ercílio Santinoni assumirá a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. A eleição aconteceu no dia 21 de novembro. Também assumem os membros da Diretoria Executiva: Vitor Roberto Tioqueta, como diretor-superintendente, José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças e César Reinaldo Rissete, para a diretoria de Operações.

Ercílio Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Contador e professor, é formado em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR). Tem especialização em Elaboração e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública – Rio de Janeiro-RJ. Empresário desde 1976, Ercílio também preside a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e comendador da Ordem Nacional Barão de Mauá.

Categorias
Notícias

Começa hoje a XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

hoje

Começa hoje, 7 de dezembro, às 18 horas, a Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa de 2022. O tema é “2023 e os novos cenários para os pequenos negócios, na cidade e no campo. A programação está aqui no site, onde também estão informações sobre cada palestra e painel.

Um evento para trazer informações, experiências e sugestões para os empresários e empresárias das microempresas, pequenas empresas e empreendedores individuais.

Se precisar de mais informações escreva para imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Palestra “Comunicação que transforma”

Juliane G
Juliane Guzzoni, jornalista, mestre em Comunicação, empreendedora, palestrante, consultora na área de comunicação empresarial e de carreiras

A comunicação sempre foi e é um dos principais problemas das empresas, especialmente as microempresas, os MEIs. O mesmo dilema vive mais de 70% das pessoas, quando precisam falar em público, vender os seus produtos, quando chega a hora de se comunicar.

Juliane Guzzoni, jornalista, mestre em Comunicação, empreendedora, palestrante, consultora na área de comunicação empresarial e de carreiras fará a palavra “Comunicação que transforma”.

Durante quase trinta anos ela trabalhou em TV como repórter e apresentadora no Paraná e no Estado de São Paulo. Participou da cobertura de grandes eventos e momentos políticos e históricos para o nosso país. Foi consultora do Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, na área de vídeos.

Juliane fecha a programação da manhã, a última antes do almoço.

Mais informações, fale com a Fampepar:

 imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

XIX Convenção Nacional da MPE será aberta nesse dia 7, às 18 horas

Abertura 6-12

A XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa será aberta nessa quarta-feia, 7 de dezembro, às 18 horas, no auditório do centro de eventos do Lizon Curitiba Hotel. O credenciamento será iniciado às 17 horas. O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, confirmou presença e estará participando ao lado de Darci Piana, vice-governador; vereador Herivelto Oliveira, de Curitiba; Luiz Lemos Leite, presidente da Anfac (Associação Nacional de Fomento Comercial); Ozélia Rodrigues, secretária Técnica do Fopeme (Fórum Permanente das MIcroempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná) e demais autoridades e convidados, todos recepcionados pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, coordenador geral da convenção.

Informações sobre a programação, palestrantes e painéis estão aqui no site, na seção de eventos.

O tema geral desse ano é “2023 e os novos cenários para os pequenos negócios”, com uma visão sobre as perspectivas para os pequenos negócios da cidade e de campo no ano que vem.

Estamos à sua disposição. Escreva para a Fampepar: imprensa@conampe.org.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900.

Categorias
Notícias

Seja você a diferença – Transforme oportunidades em resultados

Gilclér Regina
Gilclér Regina

O encerramento da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa será feito pelo convidado Gilclér Regina, palestrante de sucesso com atuação no país e exterior com mais de 5 mil palestras, mentor de alguns bilionários do país, escritor de sucesso e autor de 13 livros sendo que o seu mais recente livro, “Inteligência Emocional”, figura entre os cinco mais vendidos do país. Em sua carteira de clientes, estão muitas das maiores empresas brasileiras, de vários setores.

O que são oportunidades? Obstáculos e dificuldades podem ser oportunidades? Como tornar um potencial em resultado efetivo? Existe segredos para isso? Quais são eles?

Mais informações, fale com a Fampepar:

 imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Dia 8, 8h30 – Palestra “Case de Sucesso Influx – de microempreendedor a franqueador”

Leonardo Paixão
Leonardo Paixão é palestrante, professor, escritor e mentor especialista em franquia

A palestra de abertura dos trabalhos do dia 8, quarta-feira, às 8h30, terá como tema “Case de Sucesso Influx – de microempreendedor à franqueador”.

O convidado é Leonardo Paixão, professor, escritor e mentor especialista em franquia.

Expectativa de importante e motivadora palestra.

Mais informações, fale com a Fampepar:

 imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Ercílio Santinoni coordena a XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Ercílio Santinoni
Ercílio Santinoni é o coordenador geral da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa

Ercílio Santinoni está comandando a XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa. O presidente da Conampe é conselheiro do Sebrae Nacional e foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, cargo que assumirá no dia 12 de novembro próximo.

Com a sua equipe, fez um esforço para construir uma programação com informações, orientações e muitos exemplos de sucesso no empreendedorismo. Além das tendências para 2023, ações dos empresários e empresárias para os próximos meses podem garantir sucesso para os pequenos negócios, na cidade e no campo, no ano que vem.

A convenção, realizada pela Conampe, Fampepar e Sebrae, conta com o apoio da Fempipar, a federação das entidades industriais de micro e pequenas empresas do Paraná e do Instituto Monampe. Patrocinam o evento o Senar/Faep, Fecomércio, Fiep, Fetranspar, Faciap, Fomento Paraná, BRDE e Anfac,

Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Contador e professor, é formado em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR). Tem especialização em Elaboração e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública – Rio de Janeiro-RJ. Empresário desde 1976, Ercílio também preside a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), a Fampepar e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e a comenda da Ordem Nacional Barão de Mauá.

Veja a programação da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa – Clique aqui.

Fale com a Fampepar: imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900

Categorias
Notícias

Conheça mais e aproveite as belezas de Curitiba

A XX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa acontecerá em Curitiba nessa semana, nos dias 7 e 8 de dezembro. Além de participar do maior evento nacional voltado aos pequenos negócios neste fim de ano, será possível aproveitar as belezas de uma das melhores cidades do país.

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara.

No século XVII, sua principal atividade econômica era a mineração, aliada à agricultura de subsistência.O ciclo seguinte, que perdurou pelos séculos XVIII e XIX, foi o da atividade tropeira, derivada da pecuária. Tropeiros eram condutores de gado que circulavam entre Viamão, no Rio Grande do Sul, e a Feira de Sorocaba, em São Paulo, conduzindo gado cujo destino final eram as Minas Gerais. O longo caminho e as intempéries faziam com que os tropeiros fizessem invernadas, à espera do fim dos invernos rigorosos, em fazendas como as localizadas nos “campos de Curitiba”. Aos tropeiros se devem costumes como o fogo de chão para assar a carne e contar “causos”, a fala escandida – o sotaque leitE quentE -, o chimarrão (erva-mate com água quente, na cuia, porque os índios a utilizavam na forma de tererê, com água fria), o uso de ponchos de lã, a abertura de caminhos e a formação de povoados.

No final do século XIX, com o ciclo da erva-mate e da madeira em expansão, dois acontecimentos foram bem marcantes: a chegada em massa de imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, ligando o Litoral ao Primeiro Planalto paranaense.

Os imigrantes – europeus e de outros continentes -, ao longo do século XX, deram nova conotação ao cotidiano de Curitiba. Seus modos de ser e de fazer se incorporaram de tal maneira à cidade que hoje são bem curitibanas festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados. Esta é representada nos diversos memoriais da imigração, em espaços públicos como parques e bosques municipais.

A “mítica imigrante do trabalho” (observação do poeta Paulo Leminski, falecido no século passado) aliada a gestões municipais sem quebra de continuidade, acabou criando uma Curitiba planejada – e premiada internacionalmente, em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.

A capital do Estado do Paraná, formada num altiplano 934 metros acima do nível do mar, carente de marcos de paisagem oferecidos pela natureza, acabou criando suas principais referências pela ciência e pela mão humana.

No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas.

Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o enfoque humanista de que a cidade é primordialmente de quem nela vive. Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.

Saiba mais sobre Curitiba no site da Prefeitura Municipal.

Separamos algumas imagens da bela cidade de Curitiba e compartilhamos aqui.

Torre panorâmica alto
Torre Panorâmica, vista do seu interior
Torre panorâmrica
Vista da Torre Panorâmica
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Centro Histórico
Centro Histórico
Natal no Palácio Avenida
Natal no Palácio Avenida
Rua do Outono
Rua do Outono
Vista de Curitiba, sobre o Parque Barigui
Vista de Curitiba, sobre o Parque Barigui
Auto de Natal no centro histórico
Auto de Natal no centro histórico
Bosque do Alemão
Bosque do Alemão

Quer mais imagens e informações de Curitiba, inclusive alguns 360? Clique aqui

Programação da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa e link para inscrições gratuitas (restam poucos lugares) – Clique aqui

Fale com a Fampepar: imprensa@conampe.org.br

Também pode mandar uma mensagem para o WhatsApp (61) 99926-1900