FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Categorias
Sem categoria

Conampe vota pela prorrogação de prazos do Simples Nacional para empresas afetadas pela taxação dos EUA

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução nº 180, que prorroga, em caráter excepcional, os prazos de recolhimento de tributos e parcelas mensais de parcelamentos para micro e pequenas empresas exportadoras afetadas pela taxação imposta pelos Estados Unidos.

A medida contempla empresas optantes do Simples Nacional, inclusive as enquadradas no Simei, que tenham sofrido impacto direto das tarifas adicionais aplicadas aos produtos brasileiros. Para se enquadrar no benefício, o negócio deve ter registrado, entre julho de 2024 e junho de 2025, faturamento de exportações igual ou superior a 5% do faturamento total no mesmo período.

Com a decisão, os tributos com vencimento em setembro passam para 21 de novembro de 2025, enquanto os de outubro terão prazo até 22 de dezembro de 2025. As parcelas de parcelamentos administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também seguem o mesmo cronograma.

A Conampe, única instituição privada que faz parte do Comitê Gestor, votou a favor da medida. Para o presidente da entidade, Ercílio Santinoni, a prorrogação é um passo necessário para aliviar a pressão financeira sobre os pequenos negócios exportadores. “Estamos vivendo um momento delicado para os pequenos empreendedores brasileiros que exportam para os Estados Unidos. A prorrogação dos prazos dá um fôlego importante para que essas empresas consigam se reorganizar. A Conampe ser a única instituição privada a participar do Comitê reforça ainda mais o nosso papel, que é justamente garantir que a voz da micro e pequena empresa seja ouvida e respeitada”, destaca.

A resolução entra em vigor na data da publicação no Diário Oficial da União.

Categorias
Sem categoria

Feira do Empreendedor Sebrae confirma datas e palestrantes de destaque em Curitiba

A Feira do Empreendedor Sebrae está confirmada em Curitiba de 11 a 14 de setembro, reunindo ações gratuitas que vão desde orientações empresariais e consultorias até exposições, oficinas e uma feirinha de MEIs . O evento acontece das 14h às 22h no Viasoft Experience, com palestras de alto nível no Teatro Positivo.

Serão cerca de 130 palestras e 60 horas de conteúdo, além de 40 postos de atendimento gratuito para empreendedores; uma agenda rica dedicada à inspiração e à capacitação .

Entre os palestrantes confirmados estão:
João Branco – abre o evento na quinta (11) às 20h. Reconhecido pela Forbes como um dos dez melhores profissionais de marketing do Brasil. No McDonald’s, liderou a equipe que transformou a marca “Méqui” em um fenômeno de mercado. É professor, colunista e autor dos livros Dê Propósito e Desmarketize-se .

Daniel Dias – estrela da sexta-feira (12) às 20h. Paralímpico mineiro de sucesso, acumula 24 medalhas, sendo 14 de ouro, e 31 em campeonatos mundiais. Ganhador do Troféu Laureus como Melhor Atleta com Deficiência e integrante da Academia Laureus. Hoje, é palestrante, gestor do Instituto Daniel Dias e voz ativa contra o capacitismo .

Thiago Reis – se apresenta no sábado (13), a partir das 18h. Especialista em aumentar receitas, gerou mais de R$ 1,7 bilhão para clientes em 24 meses e foi eleito o influenciador de vendas nº 1 em 2019, figurando entre os 10 nomes mais relevantes do LinkedIn .

Sandra Chayo – assume o palco no domingo (14) às 18h. Empresária, filha do fundador do grupo, Nissim Hara, trouxe inovação e gestão voltada para mulheres empreendedoras. Foi eleita uma das 20 Mulheres de Sucesso pela Forbes e atua como jurada da 7ª temporada do Shark Tank Brasil .

Fonte e fotos: Sebrae-PR

Categorias
Sem categoria

Fórum Nacional debate ações para fortalecer micro e pequenas empresas no Espírito Santo

O Espírito Santo é sede, nesta quarta-feira (20), da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O encontro, realizado na sede do Sebrae/ES, reúne lideranças nacionais e regionais para debater propostas e políticas públicas que impulsionem os pequenos negócios — setor que já soma mais de 534 mil empresas ativas no estado.

As discussões contam com a coordenação da Secretaria Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, ligada ao Ministério do Empreendedorismo, e envolvem temas como crédito, acesso a mercados, inovação, capacitação e simplificação burocrática. A programação inclui reuniões dos comitês temáticos e uma mesa-redonda sobre empreendedorismo feminino e étnico.

Na quinta-feira (21), a agenda segue no Palácio Anchieta, com destaque para o lançamento do Programa Acredita e do Contrata+Brasil no estado. O evento terá a presença de autoridades, palestras de especialistas como Mauro Oddo (Ipea) e do ex-jogador Raí, campeão do mundo em 1994 pela Seleção Brasileira.

Representando a Conampe e também o Paraná, por meio da Fampepar, o presidente Ercílio Santinoni reforçou a relevância da articulação nacional. “Estar presente em fóruns como este é fundamental para garantir que as demandas das micro e pequenas empresas sejam ouvidas. Nosso papel é lutar para que políticas públicas cheguem de forma efetiva ao empreendedor que está na ponta, gerando emprego e renda em todo o país”, destaca.

Programação:

Dia 20 – 2ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

8h – Credenciamento
8h30 – Abertura solene com secretário Nacional do Ministério do Empreendedorismo, Maurício Juvenal, e da Empresa de Pequeno Porte e autoridades locais
9h às 17h – Reuniões dos Comitês Temáticos (Racionalização Legal e Burocrática; Acesso a Mercados; Tecnologia e Inovação; Investimento, Financiamento e Crédito;
Formação e Capacitação Empreendedora; MEI; Política Nacional de Apoio às MPEs
17h – Mesa Redonda – GT Empreendedorismo Feminino e Étnico

Onde: Salas Multiuso da sede do Sebrae/ES, na Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá

Dia 21 – Cerimônia de Lançamento – Agenda Capixaba da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo
Quando: das 9h às 12h
Onde: Palácio Anchieta, na Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória

Categorias
Sem categoria

Fopeme inicia 10º Ciclo de Reuniões debatendo avanços para reduzir burocracia e ampliar mercados para micro e pequenas empresas

Nesta terça-feira (13), o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) deu início ao seu 10º Ciclo de Reuniões com os Comitês Temáticos, reunindo lideranças empresariais, representantes do poder público e entidades de apoio ao empreendedorismo. O encontro, realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, abriu as discussões do Painel de Gestão 2025 com três temas centrais: Racionalização Legal e Burocrática, Acesso a Mercados e Investimento, Financiamento e Crédito.

Os debates trataram de propostas para simplificar processos, ampliar as oportunidades comerciais e fortalecer o acesso a recursos financeiros para os pequenos negócios. A meta é criar um ambiente mais favorável para que micro e pequenas empresas possam inovar, crescer e gerar mais empregos no Estado.

Para o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, a agenda de hoje reflete a essência do trabalho do Fopeme. “Cada tema debatido aqui tem impacto direto no dia a dia do micro e pequeno empresário. Quando simplificamos a burocracia, ampliamos o acesso a mercados e melhoramos as condições de crédito, estamos criando o ambiente que o empreendedor precisa para prosperar”, afirmou.

O Ciclo de Reuniões segue na quarta (13) com debates sobre Tecnologia e Inovação e Formação, Educação e Capacitação Empreendedora, encerrando dois dias de discussões voltadas a fortalecer o ecossistema das micro e pequenas empresas no Paraná.