FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Enampe 2025 destaca oportunidades da inteligência artificial para os pequenos negócios

Com o tema “Inteligência Artificial nos pequenos negócios – Oportunidades e Desafios”, o XXII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe) reuniu lideranças de todo o Brasil no dia 22 de maio, no auditório do Victoria Villa Hotel, em Curitiba. O evento, promovido pela Conampe com apoio da Fampepar, abriu espaço para palestras e debates sobre políticas públicas, marketing, acesso ao crédito e as transformações trazidas pela tecnologia no universo das MPEs.

Logo na abertura, autoridades públicas e privadas reforçaram o compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios. A palestra de abertura, ministrada por Maurício Juvenal, representante do Ministério do Empreendedorismo, destacou as diretrizes nacionais de apoio ao setor. Ao longo do dia, painéis e apresentações reuniram nomes como Majô Capdeboscq, Christiano Puppi, Elias Sfeir, Luiz Lemos Leite, entre outros especialistas que compartilharam experiências e tendências sobre liderança, crédito sustentável, branding e desenvolvimento institucional.

O ponto alto do evento foi o painel sobre inteligência artificial, com a participação de Danilo Brizola e Carlos Henrique de Assis, que mostraram na prática como as novas tecnologias podem ser ferramentas acessíveis e eficazes para impulsionar as MPEs. A programação seguiu com debates sobre educação financeira, acesso ao crédito e gestão inovadora, encerrando com a palestra inspiradora do empreendedor e autor Emerson Tokarski, que trouxe reflexões sobre reinvenção e sucesso no cenário pós-pandemia.

O presidente da Conampe e da Fampepar, Dr. Ercílio Santinoni, celebrou o sucesso do evento e reforçou da tecnologia para os avanços dos pequenos negócios. “O Enampe é mais do que um encontro. É a materialização do compromisso do nosso sistema com o futuro das pequenas empresas, com inovação e representatividade. O tema não poderia ser outro do que a Inteligência Artificial e a sua capacidade de desenvolver negócios. Tanto as grandes quanto as pequenas empresas precisam conhecer e utilizar a IA em seus processos. É mais velocidade, crescimento e ajuda aos empresários. A Conampe e Fampepar seguem fortes e juntas de cada liderança e em cada território”, afirma.